Assim que entramos numa livraria, somos inundados de informação — «o livro do momento», «destaque», «o livro do mês», «o que não pode perder»… e existem dezenas de outras abordagens possíveis.
Mas, afinal, como é que um livro tem destaque numa livraria?
Não existe resposta simples e direta para esta pergunta, pois há diferentes variáveis de interesse, apostas de marketing e comunicação, assim como parcerias com as editoras.
Alguns dos critérios das livrarias para a escolha dos livros em destaque:
Tendencias literárias atuais
Atualmente, o fenómeno das redes sociais, especialmente do TikTok, influencia bastante as tendências literárias, por tornar as obras populares nestes meios. Quando existem outros livros com maior destaque mediático, estes acabam, também, por estar presentes nesta seleção.
Preferências do público local
As grandes livrarias também realizam diferentes estudos sobre o tipo de consumo dos leitores dessas lojas.
Acontecimentos culturais ou datas comemorativas relevantes
No contexto nacional, há destaque de obras em situações e datas específicas; por exemplo, nas comemorações do 25 de Abril, dá-se visibilidade a livros sobre esse tema.
Eventos e lançamentos em determinada livraria
Categorização
A categorização é, habitualmente, realizada conforme o género literário, como romance, não-ficção, ficção, biografia, etc.
Investimento em marketing e comunicação
As editoras realizam diferentes investimentos em marketing para as suas obras, como catálogos promocionais, feiras, eventos de lançamento, campanhas publicitárias a par com as livrarias, entre outros.
Exposições temáticas
Tal como na Livraria Lello, criam-se exposições temáticas ou curadorias alusivas a autores portugueses ou estrangeiros. Há, inclusive, uma «Sala Saramago».