Como são expostos os livros nas livrarias?

Assim que entramos numa livraria, somos inundados de informação —  «o livro do momento», «destaque», «o livro do mês», «o que não pode perder»… e existem dezenas de outras abordagens possíveis.

Mas, afinal, como é que um livro tem destaque numa livraria?

Não existe resposta simples e direta para esta pergunta, pois há diferentes variáveis de interesse, apostas de marketing e comunicação, assim como parcerias com as editoras.

Alguns dos critérios das livrarias para a escolha dos livros em destaque:

Tendencias literárias atuais

Atualmente, o fenómeno das redes sociais, especialmente do TikTok, influencia bastante as tendências literárias, por tornar as obras populares nestes meios. Quando existem outros livros com maior destaque mediático, estes acabam, também, por estar presentes nesta seleção.

Preferências do público local

      As grandes livrarias também realizam diferentes estudos sobre o tipo de consumo dos leitores dessas lojas.

      Acontecimentos culturais ou datas comemorativas relevantes

      No contexto nacional, há destaque de obras em situações e datas específicas; por exemplo, nas comemorações do 25 de Abril, dá-se visibilidade a livros sobre esse tema.

      Eventos e lançamentos em determinada livraria

      Categorização

      A categorização é, habitualmente, realizada conforme o género literário, como romance, não-ficção, ficção, biografia, etc.

      Investimento em marketing e comunicação

      As editoras realizam diferentes investimentos em marketing para as suas obras, como catálogos promocionais, feiras, eventos de lançamento, campanhas publicitárias a par com as livrarias, entre outros.

      Exposições temáticas

      Tal como na Livraria Lello, criam-se exposições temáticas ou curadorias alusivas a autores portugueses ou estrangeiros. Há, inclusive, uma «Sala Saramago».

      Publicação Independente vs. Tradicional

      Publicação Independente vs. Tradicional

      A escolha entre publicação independente e tradicional é uma das decisões mais importantes para os autores que desejam levar as suas obras ao público. Ambas as opções apresentam vantagens e desafios distintos, dependendo dos objetivos, recursos e expectativas do autor....

      read more
      Publicar um livro é liderar

      Publicar um livro é liderar

      Publicar um livro não é apenas partilhar conhecimento; é liderar. Para as mulheres empreendedoras, um livro deverá ser encarado como mais do que um gesto criativo — é uma estratégia poderosa que reforça a credibilidade, amplia a visibilidade e oferece uma ferramenta...

      read more
      Afinal, o que é e para que serve o ISBN?

      Afinal, o que é e para que serve o ISBN?

      Seja a procurar um livro no Goodreads, numa biblioteca, ou até numa livraria, já se terá cruzado com o ISBN. O que significa esse código de 13 números únicos em cada livro? O Internation Standard Book Number (ISBN), em português, Número Padrão Internacional do Livro,...

      read more
      Redes sociais no seu negócio e na sua escrita

      Redes sociais no seu negócio e na sua escrita

      Ao longo dos anos, as redes sociais têm sido cada vez mais utilizadas por empresas e empreendedores como forma de promoção dos seus negócios. Criar contas profissionais em plataformas como o Facebook, o Instagram, entre outras, é um ótimo começo para alcançar novos...

      read more
      Porque deve ler os clássicos da literatura?

      Porque deve ler os clássicos da literatura?

      À primeira vista, a importância dos clássicos não é considerada óbvia para quem escreve. Porém, oferecem uma série de vantagens que contribuem para o desenvolvimento de aptidões de escrita e a formação da própria voz literária. Relativamente às referências de teor...

      read more
      Escritor comercial ou escritor literário?

      Escritor comercial ou escritor literário?

      No caminho de cada escritor existe uma decisão crucial que, inevitavelmente, deve ser tomada: ser escritor literário ou comercial? Ambos os caminhos são válidos e têm as suas características únicas, mas a escolha passa pelos objetivos pessoais e profissionais de cada...

      read more
      Como escrever com paixão

      Como escrever com paixão

      Escrever ou Falar em público, tendo como base os três pilares da retórica, o Ethos, Logos e Pathos eleva a nossa comunicação a um outro patamar. A capacidade humana de se expressar através das palavras, de um código por nós mesmo inventado é algo fenomenal. De acordo...

      read more
      O que é um livro?

      O que é um livro?

      Os livros são mais do que simples objetos que acumulam pó ou adereços decorativos de estantes. São portas para outros mundos, outras culturas, outras perspetivas. Os livros dão-nos a oportunidade de experimentar emoções, de conhecer personagens inesquecíveis e de...

      read more

      Endereço:

      Portimão - Portugal

      E-mail:

      contacto@asagencia.pt

      Newsletter

      Copyright © – AS – Agência – Todos os direitos reservados.   |  Política de Privacidade