Escritor comercial ou escritor literário?

No caminho de cada escritor existe uma decisão crucial que, inevitavelmente, deve ser tomada: ser escritor literário ou comercial? Ambos os caminhos são válidos e têm as suas características únicas, mas a escolha passa pelos objetivos pessoais e profissionais de cada autor.

As opiniões acerca deste tema controverso revelam-se divergentes, mas é relevante falar acerca do que estes caminhos podem trazer aos escritores que decidem segui-los. Assim, e de modo a alimentar reflexões, partilho os desafios e recompensas presentes em cada um destes.

Quais as vantagens de ser escritor comercial?

A primeira ideia que ocorre quando se considera uma carreira como escritor comercial é um maior potencial de vendas. A verdade é que os livros comerciais tendem a atrair um público mais amplo, o que resulta no alcance de maior lucro. Do mesmo modo, estes escritores têm mais hipóteses de se tornarem populares e conhecidos. Tudo isto vem com adiantamentos maiores e surgimento de contratos, uma vez que as editoras se encontram mais dispostas a oferecer tais regalias a este tipo de escritores.

Com a popularidade vem também a participação mais frequente em eventos literários, feiras e sessões de autógrafos. Há, ainda, a possibilidade de os livros de escritores comerciais serem alvo de adaptações para o cinema ou televisão, o que dá mais visibilidade às suas obras.

E as desvantagens?

Porém, este caminho não inclui apenas benefícios. Os escritores comerciais tendem a ser pressionados para lançamentos constantes e rápidos dos seus livros, o que pode afetar a qualidade da sua escrita. Devido a isto, ocorre também um estigma literário, pois estes escritores são vistos como menos «profundos» e «sérios» face aos escritores literários.

Por fim, existe um grande controlo de criatividade por parte das editoras de forma a aumentarem a lucratividade das obras dos autores. No seguimento disto, cria-se uma tendência para seguir fórmulas de sucesso pré-estabelecidas, o que restringe a liberdade criativa destes escritores.

Quais as vantagens de ser escritor literário?

Seguirei, agora, para apontar o que diferencia a carreira de escritores literários.

Esta é caracterizada por uma maior liberdade criativa comparativamente aos escritores comerciais, uma vez que a comercialidade não é um fator fundamental.

Frequentemente, as obras literárias são reconhecidas por críticos do meio, o que leva à hipótese de conquistarem prémios literários de prestígio.

Para além disso, esta literatura pode ter um impacto cultural e social bastante duradouro. Ao criar obras de arte tão significativas, há, assim, uma grande probabilidade de alcançar satisfação pessoal nesta carreira.

E as desvantagens?

Contudo, as obras dos escritores literários podem não conquistar a mesma atenção dos média que as dos escritores comerciais, reduzindo a visibilidade deste tipo de autores.

No seguimento desta realidade, os livros literários tendem a atrair menos público, o que resulta num número de vendas reduzido. Com isto está também ligado o menor lucro, o que pode levar a que os escritores literários precisem de outras fontes de rendimento.

Finalmente, a busca por uma editora disposta a publicar obras com menos apelo comercial torna-se mais complicada.

Após esta exposição, creio que tenha ficado mais esclarecido acerca das distinções entre estas duas rotas. Do mesmo modo, espero que tenha dado mais alguns passos em direção à escolha da carreira que encaixa com os seus objetivos.

Como são expostos os livros nas livrarias?

Como são expostos os livros nas livrarias?

Assim que entramos numa livraria, somos inundados de informação —  «o livro do momento», «destaque», «o livro do mês», «o que não pode perder»… e existem dezenas de outras abordagens possíveis. Mas, afinal, como é que um livro tem destaque numa livraria? Não...

read more
Publicação Independente vs. Tradicional

Publicação Independente vs. Tradicional

A escolha entre publicação independente e tradicional é uma das decisões mais importantes para os autores que desejam levar as suas obras ao público. Ambas as opções apresentam vantagens e desafios distintos, dependendo dos objetivos, recursos e expectativas do autor....

read more
Publicar um livro é liderar

Publicar um livro é liderar

Publicar um livro não é apenas partilhar conhecimento; é liderar. Para as mulheres empreendedoras, um livro deverá ser encarado como mais do que um gesto criativo — é uma estratégia poderosa que reforça a credibilidade, amplia a visibilidade e oferece uma ferramenta...

read more
Afinal, o que é e para que serve o ISBN?

Afinal, o que é e para que serve o ISBN?

Seja a procurar um livro no Goodreads, numa biblioteca, ou até numa livraria, já se terá cruzado com o ISBN. O que significa esse código de 13 números únicos em cada livro? O Internation Standard Book Number (ISBN), em português, Número Padrão Internacional do Livro,...

read more
Redes sociais no seu negócio e na sua escrita

Redes sociais no seu negócio e na sua escrita

Ao longo dos anos, as redes sociais têm sido cada vez mais utilizadas por empresas e empreendedores como forma de promoção dos seus negócios. Criar contas profissionais em plataformas como o Facebook, o Instagram, entre outras, é um ótimo começo para alcançar novos...

read more
Porque deve ler os clássicos da literatura?

Porque deve ler os clássicos da literatura?

À primeira vista, a importância dos clássicos não é considerada óbvia para quem escreve. Porém, oferecem uma série de vantagens que contribuem para o desenvolvimento de aptidões de escrita e a formação da própria voz literária. Relativamente às referências de teor...

read more
Como escrever com paixão

Como escrever com paixão

Escrever ou Falar em público, tendo como base os três pilares da retórica, o Ethos, Logos e Pathos eleva a nossa comunicação a um outro patamar. A capacidade humana de se expressar através das palavras, de um código por nós mesmo inventado é algo fenomenal. De acordo...

read more
O que é um livro?

O que é um livro?

Os livros são mais do que simples objetos que acumulam pó ou adereços decorativos de estantes. São portas para outros mundos, outras culturas, outras perspetivas. Os livros dão-nos a oportunidade de experimentar emoções, de conhecer personagens inesquecíveis e de...

read more

Endereço:

Portimão - Portugal

E-mail:

contacto@asagencia.pt

Newsletter

Copyright © – AS – Agência – Todos os direitos reservados.   |  Política de Privacidade